quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Controle

Élder Robert R. Steuer - Presidente da Área Brasil Norte (Fevereiro/2005)


Élder Robert R. Steuer

O Élder David A. Bednar, novo membro do Quórum dos Doze Apóstolos, comentou recentemente que uma das lições mais decisivas da vida é que “o controle é uma ilusão” 1. Às vezes, tendemos a pensar que podemos controlar situações, acontecimentos, ou pessoas. Por exemplo: um engenheiro controla a construção de uma ponte ou de um edifício; ou um médico controla uma cirurgia, e ambos vêem bons resultados. Eles talvez se sintam tentados a concluir que foi sua perícia que garantiu o resultado. Em outras ocasiões, enfrentamos na vida situações aparentemente fora de nosso controle, como ficar gripado no dia daquela prova final mais difícil, ou sofrermos um acidente antes de uma importante entrevista. Parece que o inesperado acontece na pior hora possível.

Devido a essa aparente aleatoriedade, muitas pessoas no mundo concluem que ninguém está no controle das coisas, e mais, que ninguém pode conhecer o futuro. Mas as escrituras e os profetas afirmam que Deus não apenas é o Senhor do universo, mas “manifesta-se nas pequenas coisas” 2 e “conhece o fim desde o princípio” 3 . Ele “conhece todas as coisas, porque todas as coisas estão presentes diante de Seus olhos” 4. E Ele disse: “ que se console vosso coração (...) pois toda carne está em minhas mãos; aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” 5 . Diz-se que “O grande ato de fé ocorre quando o homem conclui que não é Deus” 6 . Quando nos damos conta disso e aceitamos os limites de nosso controle exterior, somos sustentados firmemente pela fé em Deus. Acreditamos que Ele sabe qual é o tempo certo, e depositamos nossa confiança em Seu plano.

Seu Tempo Certo


A ciência define tempo como sendo uma “variável independente”, isto é, algo que não podemos controlar e que segue seu curso inexorável. Entretanto, o Élder Neal A. Maxwell observou que “por sermos seres eternos, o tempo não é nossa dimensão natural (...) e a vida existe de modo a sentirmos constantemente o tempo (...) e sua presença incômoda” 7 . Sentimos sua presença incômoda quando circunstâncias inesperadas e indesejadas nos irritam, muito embora sejam esses acontecimentos que moldem nosso caráter. Alma descreveu a natureza do tempo a seu filho, dizendo: “ foi concedido um tempo ao homem para que se arrependesse, sim, um período probatório, um tempo para arrepender-se e servir a Deus” 8 . Talvez as situações difíceis em nossa vida nos ensinem o que podemos realmente controlar: nós mesmos --- nossos pensamentos, nossas palavras, nossas ações 9 e nossa reação aos acontecimentos inesperados da vida. O Presidente James E. Faust nos lembra: “ Não importa tanto o que acontece conosco, mas a forma como lidamos com o que acontece conosco” 10 . Reconhecer nossa responsabilidade pessoal e exercitar o autocontrole torna possível o arrependimento e fortalece o caráter.

Seu Plano

Mas qual a razão da natureza imprevisível da vida? Diz-se que “as circunstâncias não fazem o homem, mas o revelam” 11 . Cada dia testa a maneira como reagiremos a circunstâncias inesperadas, pois o mesmo conjunto de circunstâncias pode trazer ressentimento ou trazer gratidão. Outro teste pode consistir no modo como reagimos quando aqueles que não vivem os mandamentos de Deus parecem “prosperar no mundo”, enquanto nós, que nos esforçamos tanto para servir ao Senhor, aparentemente não desfrutamos de tanto sucesso material 12 . Portanto, embora possamos estabelecer metas e procedimentos, traçar planos e agir com nobreza, não controlamos os resultados imediatos. Continuamos, no entanto, a buscar o bem e a fazer o que é correto, confiando plenamente que Deus garantirá o resultado justo e misericordioso. Como concluiu o Élder David A. Bednar: “Talvez uma das grandes lições que se aprende na vida seja chegar à conclusão de que somos Dele, nós não somos donos de nós mesmos. Fomos resgatados por um preço” 13 . Que encontremos a felicidade, não importando quão difíceis sejam as circunstâncias, para que “ colhamos alegria eterna por todos os nossos sofrimentos” 14.

O Élder Robert R. Steuer serve como Presidente da Área Brasil Norte.


Notas

1 - Church News , 23 de outubro de 2004, p. 6

2 - Neal A. Maxwell, “Envoltos nos Braços de Seu Amor”, A Liahona, nov de 2002, p. 16.

3 - Abraão 2:8

4 - D&C 38:2

5 - D&C 101:16

6 - Oliver Wendell Holmes, Jr, Bartlett's Familiar Quotations [Citações Familiares de Bartlett], 15ª edição, p. 644.

7 - The Promise of Discipleship [A Promessa do Discipulado], pp. 80 — 82

8 - Alma 42:4

9 - Ver Mosias 4:30

10 - James E. Faust, “De Que Lado Devo Ficar?”, A Liahona , novembro de 2004, p. 18

11 - James Allen, Quotes list.com

12 - Ver 3 Néfi 24:13 — 18

13 - Church News , 23 de outubro de 2004, p. 6

14 - D&C 109:76

Nenhum comentário:

Postar um comentário