domingo, 21 de novembro de 2010

Uma Perspectiva Correta Que Conduz à Felicidade

Élder Adhemar Damiani - Primeiro Conselheiro na Presidência da Área Brasil Sul (Junho/2005)

Élder Adhemar Damiani

O que é mais importante para mim? A família? A Igreja? O trabalho? O estudo? O que deve ter prioridade? Essas são questões fundamentais que precisamos responder adequadamente para podermos ter paz e alegria.

O Presidente Gordon B. Hinckley disse: “Cada um de nós tem quatro responsabilidades. Primeiro, somos responsáveis por nossa família. Segundo, temos uma responsabilidade para com o nosso emprego. Terceiro, temos a responsabilidade de fazer o trabalho do Senhor. Quarto, temos uma responsabilidade em relação a nós mesmos”.1

Essas instruções dadas aos líderes do sacerdócio aplicam-se perfeitamente a cada um de nós, sejamos líderes ou não, casados ou não, jovens ou adultos.

A Família
Ele disse: “Primeiro, é fundamental que não negligenciem sua família. Nada que vocês possuam
é mais precioso. (…) No final de tudo, é o relacionamento familiar que levaremos para além desta vida. Parafraseando as escrituras: ‘Pois que aproveita ao homem servir fielmente na Igreja e perder sua própria família?’ (Ver Marcos 8:36.) Determinem junto com eles quanto tempo vocês passarão com eles e quando. E depois cumpram o combinado. Não deixem que nada interfira nisso. Considerem-no algo sagrado. Considerem-no um compromisso a ser cumprido. Considerem-no um merecido momento a ser desfrutado. Considerem a noite de segunda-feira sagrada para a reunião familiar. Reservem uma noite para estarem sozinhos com sua esposa. Programem umas férias com toda a família”.1

Como está o meu relacionamento com minha (meu) esposa (o)? Como está meu relacionamento com meus filhos? Eles confiam em mim? Compartilham comigo seus desafios pessoais? Como está meu relacionamento com meus pais e irmãos? Tenho dedicado tempo adequado a eles? Tenho tido alegria em minha família? Tenho feito reuniões familiares a cada semana? Tenho feito conselhos de família regularmente, para juntos decidirmos o que é melhor para nossa família? Tenho saído semanalmente com minha (meu) esposa (o) para namorar, sonhar, visualizar nosso futuro? Tenho tido um tempo semanal com minha família para nos divertir? Tenho entrevistado regularmente cada um de meus filhos?

O Emprego ou Trabalho
O Presidente Hinckley disse: “Em segundo lugar, seu emprego, ou seu patrão. Sejam honestos com seu empregador. Não façam o trabalho da Igreja no horário de serviço. Sejam leais a ele. Ele os remunera e espera resultados de vocês. Vocês precisam de seu emprego para cuidar de sua família. Sem ele, não poderão trabalhar eficazmente na Igreja”.1

Atualmente está cada vez mais difícil conseguir um emprego ou manter-se nele. O que estou fazendo para meu aperfeiçoamento profissional? O que tenho feito para preparar-me para situações de desemprego? Estou procurando aprender coisas novas a cada dia? Minha preocupação é ter um emprego ou ter um trabalho digno? Tenho sido honesto para com o Senhor, devolvendo a Ele o dízimo de tudo o que Ele me concede?

A Igreja
“Terceiro, o Senhor e Sua Obra. Programem seu horário para cuidar de suas responsabilidades na Igreja.” 1

Vejo meu chamado como uma oportunidade para servir? Ou para ser servido? Estou sempre pronto para servir ao próximo? Como estou servindo ao Senhor? Na Igreja não importa onde servimos, mas sim como servimos.

Crescimento Pessoal
“Quarto, todo líder da Igreja tem uma obrigação para consigo mesmo. Ele precisa de repouso e exercícios. Precisa de um pouco de recreação (…) precisa ler as escrituras. Precisa de tempo para ponderar, meditar e pensar sozinho. Sempre que possível, ele precisa ir com sua esposa ao templo.”

Tenho cuidado adequadamente de minha saúde? Estou estudando regularmente as escrituras? Ou estou simplesmente lendo? Estou aplicando os princípios em minha vida pessoal? Tenho ido regularmente ao templo?

Um Tempo para Tudo
Vivemos num mundo atribulado e com muitos desafios. Muitas pessoas e acontecimentos requerem simultaneamente a nossa atenção. Somos tentados a negligenciar uma ou mais de nossas principais responsabilidades.

O conselho de nosso profeta é: “Com ponderada reflexão e cuidadoso planejamento, podemos programar nosso horário para atender a todas elas. Não devemos, irmãos, não podemos negligenciar nenhuma delas. O Senhor não espera que sejamos super-homens. Mas se nos colocarmos em Suas mãos, se suplicarmos a Ele em oração, Ele nos inspirará e ajudará. Ele magnificará nossa capacidade e nos colocará à altura de nossa responsabilidade”.1

Estou buscando a orientação do Senhor em tudo o que faço? O uso de meu tempo está de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Senhor? O que estou fazendo está unindo e fortalecendo minha família? O que estou fazendo para ser totalmente auto-suficiente financeira, espiritual e emocionalmente?

Ser Feliz
Muitas vezes nos sentimos frustrados e infelizes com tanto a fazer e com tão pouco tempo. Fazemos muito e nos sentimos culpados por não podermos fazer tudo o que pensamos que deveríamos fazer. Nessas ocasiões geralmente deixamos de lado as coisas que realmente são importantes.

O conselho do profeta é: “Irmãos, se vocês estão sempre reclamando que têm muito o que fazer, então vocês têm mesmo muito o que fazer. Precisam livrar-se de parte dessas coisas, porque um líder descontente é um mau líder. Irmãos, quero pedirlhes que sejam felizes em seu trabalho. Tenham um sorriso no rosto e um hino no coração ao servirem ao Senhor. Sou um homem velho agora. Simplesmente não tenho mais a energia que tinha no passado. Mas não me permitirei sentir-me infeliz ao fazer o que posso fazer”.

“As exigências são muito grandes. (…) Quero fazer melhor, quero que as coisas melhorem. Mas sei que não posso fazer isso sozinho. (…) Tenho a grande bênção da oração. E o mesmo acontece com cada um de vocês. Tenho a oportunidade de ajoelhar-me e pedir ao Senhor que me mostre o caminho e me dê forças e o desejo e a sabedoria para cumprir o que Ele quer que seja feito.” 1

Estou feliz com minha situação atual? Demonstro que sou uma pessoa feliz? O que estou fazendo, que não deveria fazer? O que deveria fazer, que realmente é importante? O que estou fazendo, que me levará à vida eterna e exaltação?

Fazer o Melhor
“Nenhum de nós realizará tudo o que desejar. Mas façamos o melhor que pudermos. Tenho certeza de que o Redentor então dirá: ‘Bem está, servo bom e fiel’ (Mateus 25:21).”

Haverá etapas em nossa vida nas quais precisaremos dedicar mais tempo e mais atenção a nossa família. Em outras ocasiões, a prioridade será o estudo, ou o trabalho, ou a Igreja.

O Senhor disse: “Façamos alegremente todas as coisas que estiverem a nosso alcance; e depois aguardemos, com extrema segurança, para ver a salvação de Deus e a revelação de seu braço”. 2

O que o Senhor espera de nós? Fazer, não ficar parado reclamando. Fazer com alegria, não ficar desanimado. Fazer tudo o que está ao nosso alcance. Só nós e o Senhor sabemos o que está ao nosso alcance neste momento. Depois, confiar plenamente no Senhor. Então, Ele fará os milagres necessários em nossa vida.

Quando temos uma vida equilibrada, quando fazemos com alegria tudo o que está ao nosso alcance, e quando seguimos as prioridades estabelecidas pelo Senhor, (1º.) família, (2º.) trabalho, (3º.) Igreja e (4º.) crescimento pessoal, então temos paz, e somos felizes.

Notas:
1. Presidente Gordon B. Hinckley — Reunião Mundial de Treinamento da Liderança, em 21 de junho de 2003.
2. D&C 123:17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário